Ministros da Suprema Corte de Justiça

A Suprema Corte de Justiça compõe-se de Ministros indicados pelos Poderes Moderador, Executivo e Legislativo, nomeados pelo Presidente da República e empossados no Plenário da Corte.

Ministro-Presidente Miguel Domingues Escobar

Em seu primeiro ano à frente da Suprema Corte de Justiça, Miguel Domingues Escobar já é considerado referência na Corte.

O Ministro-Presidente da Suprema Corte de Justiça (em espanhol: Ministro-Presidente de la Suprema Corte de Justicia) é o mais alto cargo da mais alta instância do poder judiciário platino, sendo de facto o Chefe do Poder Judiciário, é um cargo rotativo dentre os Ministros da Suprema Corte, com cada um ocupando-o por cinco meses, por ordem de nomeação, com o próximo a assumir sendo o Ministro-Vice-Presidente.

O Ministro-Presidente da Suprema Corte de Justiça é responsável por iniciar, presidir e encerrar as sessões do plenário da corte, durante os recessos ele permanece como o único Ministro em exercício.

Em muitas vezes o mesmo representa a Corte como um todo nos eventos os quais é convidado, como as posses presidenciais e sessões solenes do Senado, servindo de porta-voz do tribunal.

Ministro-Vice-Presidente Pedro Glauco Ba-Tche

Em seu terceiro ano na Suprema Corte de Justiça, Pedro Glauco foi o primeiro Ministro a ser nomeado pata a SCJ e o que ficou na posição de Ministro-Presidente por mais tempo.

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora